conheça a trajetória de sucesso de um dos maiores ícones da indústria automobilística japonesa
O mais recente GT-R herdou a tradição criada pela longa linhagem de GT-R da Nissan, a classe mais alta da série Skyline destinada ao mercado doméstico, renascendo como «o supercarro que gera a maior das inspirações ao mundo». Expoente máximo da cultura moderna japonesa, abriu o caminho para todos os futuros veículos da marca.
Skyline + GTR
O Skyline nasceu na longínqua década de 50. Ao contrário daquilo que se pensa, não surgiu associado à Nissan, mas sim à Prince Motor Company.Além disso, não era um desportivo; era um familiar com estilo inspirado nas “banheiras” americanas. Foram produzidas sob esta marca as duas primeiras gerações. Em 1966, o Governo japonês sugeriu a criação de grandes companhias para competir no mercado internacional, o que originou a fusão entre a Prince e a Nissan.Os primeiros vestígios das mudanças que conduziram ao GT-R (iniciais de “Grand Turismo Racer”) que conhecemos hoje surgiram com a terceira geração do Skyline, em Fevereiro de 1969.
Produzido até 1972, o PGC10 GT-R, um sedan de quatro portas, estava equipado com um motor de seis cilindros em linha, com 2.0 litros e 160 cv. A transmissão de potência às rodas traseiras ficava a cargo de uma caixa manual de cinco velocidades. Em Março de 1971, passou a estar disponível na versão coupé (KPGC10 GT-R). No total, foram fabricados perto de dois mil exemplares.
A segunda geração do Skyline GT-R foi lançada em 1973. Devido à crise energética mundial, que gerou uma fraca procura por carros desportivos, foram vendidas apenas 197 unidades do KPGC110 GT-R.
“Godzilla”
Após 16 anos de “seca”, a Nissan fez renascer o modelo. Devido ao facto de dominar por completo diversas provas de automobilismo no seu país de origem e um pouco por todo o mundo, determinou a alteração dos regulamentos de muitas delas. Para obter a homologação, a Nissan teve que fabricar 510 unidades. A produção iniciou em maio de 1989. O sucesso repentino e a aclamação por parte da imprensa especializada suscitaram uma enorme procura pelo carro, “obrigando” a Nissan a encetar uma produção ilimitada em agosto do mesmo ano.Assim que o Skyline R32 GT-R foi lançando, uma revista australiana deu-lhe a alcunha de “Godzilla”, em alusão a um dos monstros mais famosos do cinema. O aspecto e a performance “intimidadores” originais do kit aerodinâmico, caracterizado pela extremidade dianteira agressiva e o estilo traseiro, por um lado, e do motor de seis cilindros em linha bi-turbo, com 2.6 litros e 280 cv (RB26DETT), por outro. A tração às quatro rodas (ATTESA E-TS) foi outra das novidades introduzidas.
Disponível apenas na carroçaria coupé, foram fabricados entre 1989 e 1994 quase 44 mil exemplares, mais de 40 mil na versão base.
A quarta geração teve a difícil tarefa de substituir o bem sucedido R32 GT-R. Lançada em Janeiro de 1995, nas versões sedan e coupé, recebeu um motor e uma caixa manual de cinco velocidades idênticos aos do antecessor.
Senhor de uma aparência mais moderna e musculada, o R33 GT-R apresentava uma frente agressiva e um interior mais confortável. Devido ao peso adicional, percorria a marca dos 0-100 km/h em 5,0 segundos, contra os 4,7 segundos do irmão mais velho.
Contudo, os melhoramentos efetuados ao nível do chassis permitiram-lhe tornar-se o primeiro automóvel de produção a completar o mítico Circuito de Nürburgring abaixo dos oito minutos.
Existe também uma teoria que defende que o Skyline R33 GT-R ganhou mais 40 cv, totalizando 320 cv, mas que tal não divulgado pela Nissan, por uma de duas razões: ou a legislação japonesa não permitia que os automóveis fabricados no país ultrapassassem a fasquia dos 280 cv; ou este limite resultou de um pacto entre todas as marcas niponicas. Seja como for, os mais puristas consideram que o R33 perdeu alguma da essência GT-R, pois tornou-se demasiado luxuoso. Entre 1995 e 1998 foram produzidas mais de 16 mil unidades.
Estrela de cinema
O R34 GT-R foi o terceiro representante desde que este lendário modelo foi retomado em 1989. Disponível novamente nas versões sedan e coupé, a quinta geração (1999-2002), que registou mais de 12 mil vendas, é considerada por muitos a melhor de sempre, reunindo os pontos fortes das duas anteriores. Além de apresentar um aspecto mais agressivo, adoptou uma caixa manual de seis velocidades. Com o objectivo de incrementar a agilidade, a Nissan decidiu encurtar-lhe a distância entre os eixos e o comprimento relativamente à geração precedente.
A versão Skyline GT-R foi definitivamente descontinuada em 2002, pois o Governo nipónico criou uma lei altamente restritiva de controlo de emissões poluentes. A publicação da notícia fez com que o último lote de aproximadamente mil unidades fosse vendido no Japão em apenas um dia. E com ele partiu também o entusiasmo pelas gerações mais recentes do Skyline.
Ao longo da sua existência foram lançadas várias edições especiais, alvo de melhoramentos ao nível da performance e de atualizações estéticas, tanto por parte da Nissan como da Nismo, a divisão desportiva da marca.
O Skyline R34 GT-R Z-tune (limitado a 19 exemplares e dois protótipos), precisamente preparado pela Nismo, é uma das mais emblemáticas.
Obviamente que o Skyline GT-R tem um vasto historial de sucesso em competições de automobilismo, sendo também um dos carros prediletos das mais prestigiadas casas de transformação em todo o mundo. Existem preparadores que apresentam exemplares da geração R34 GT-R com mais de 1.000 cv. É, também, presença assídua em videojogos (série “Gran Turismo”, por exemplo) e no cinema. Na saga “Velocidade Furiosa” aparecem diversos exemplares.
Um R34 GT-R totalmente transformado (prateado, com listas azuis, jantes de 19 polegadas, 500 cv, etc.) assume mesmo o papel principal no segundo filme.
GT-R conquista o mundo
O novo GT-R é a montra tecnológica mais evoluída da Nissan. Ao contrário dos modelos anteriores, ostenta apenas a sigla GT-R. Beneficiando de uma forte imagem e reconhecimento entre os aficionados de automóveis de elevadas performances, a sua versão atual (nome de código R35) foi a primeira a ser comercializada a nível global. Ou seja, do Japão diretamente para as estradas de todo o mundo!
O GT-R foi lançado inicialmente no Japão em Dezembro de 2007. Entrou em fase de vendas nos Estados Unidos da América (EUA) em Julho de 2008 e na Europa, onde registou mais de 2.200 pré-encomendas, em Abril de 2009.
Todos os componentes (carroçaria, motor, transmissão, suspensão, pneus, interior, etc.) foram desenvolvidos exclusivamente para este automóvel, extensivamente aclamado pela comunicação social especializada.
Japonês de corpo e alma «Não é, claramente, um automóvel italiano, alemão ou americano. Indiscutivelmente, é um automóvel japonês. É bastante mecânico, praticamente um robô animado, é espadaúdo e apresenta-se sólido e robusto.
O anterior R34 GT-R possuía a mesma imagem. Praticamente, é como se pudéssemos conduzir este automóvel num videojogo. (…) Não pretendíamos formas simpáticas e elegantes, procurávamos linhas originais.
Algumas pessoas que compram este automóvel terão também um Ferrari e um Porsche. Este automóvel tem de ser diferente de todos os outros. Vejo-o como um automóvel influenciado não pela beleza feminina, como acontece nos carros italianos, mas pela beleza masculina – forte, musculado, robusto», afirmou Shiro Nakamura, um dos mais altos responsáveis da Nissan na apresentação do modelo.
Ao contrário dos seus antecessores que envergaram o famoso símbolo GT-R, este foi o primeiro que não derivou de um sedan ou coupé de produção. A marca descreveu esta opção como «a nossa homenagem mais recente e fiel ao conceito GT-R, redefinido». Sendo um dos automóveis mais exclusivos,
é também um dos mais aerodinâmicos. O estilo baseia-se no GT-R Proto, exibido no Salão Automóvel de Tóquio, em 2005.
Herança orgulhosa
O novo automóvel prossegue também com as linhas da herança orgulhosa do design do GT-R. Indicações estilísticas específicas inspiradas em grandes Nissan do passado incluem as formas quadradas e fluidas do PGC10 GT-R, as quatro luzes traseiras redondas do KPGC110 GT-R e as aberturas longas e finas da grade do R34 GT-R.
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